Trovadorismo
Introdução
Podemos dizer que o trovadorismo foi a
primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século
XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de
formação nacional.
Marco inicial
O marco inicial do Trovadorismo é a
“Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”),
escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Esta fase da
literatura portuguesa vai até o ano de 1418, quando começa o
Quinhentismo.
Trovadores
Na lírica medieval, os trovadores eram
os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o
acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas).
Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como
Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles:
“Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da
Vaticana”.
Os trovadores de maior destaque na
lírica galego-portuguesa são: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de
Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.
No trovadorismo galego-português, as
cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de
Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo).
Cantigas de Maldizer:
através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas
vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados
palavrões. O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na
cantiga ou não.
Cantigas de Escárnio:
nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras
eram feitas de forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos.
Cantigas de Amor: neste
tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada,
colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela. O tema mais
comum é o amor não correspondido. As cantigas de amor reproduzem o
sistema hierárquico na época do feudalismo, pois o trovador passa a ser o
vassalo da amada (suserana) e espera receber um benefício em troca de
seus “serviços” (as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não
correspondido).
Cantigas de Amigo:
enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lírico é um homem, nas de Amigo é uma
mulher (embora os escritores fossem homens). A palavra amigo nestas
cantigas tem o significado de namorado. O tema principal é a lamentação
da mulher pela falta do amado.
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